segunda-feira, 19 de outubro de 2009

O novo professor segundo Bolonha

Após uma final reflexão de todos os posts publicados, concluímos então, que segundo a nova legislação do ensino superior, a imagem de um professor deixou de ser a de um "transmissor" de conhecimentos, mas sim a de um "orientador" de condições favoráveis a auto-aprendizagem dos seus alunos. Com uma vertente bastante mais reduzida da sua presença durante as aulas, o professor realiza assim um papel de supervisão nos seus alunos. Sendo que a carga horária semanal é desta vez bem menor, os estudantes necessitam assim de dedicar mais tempo do seu estudo fora das aulas.
Com isto concluímos que o professor que todos nós conhecíamos como figura transmissora do conhecimento e profissional da educação, passa para uma figura menos presente e apenas de orientação.
A nova legislação de Bolonha trás desta forma vantagens e desvantagens. Vantagens segundo o ponto de vista em que os estudantes se tornam mais autónomos na sua aprendizagem. Verificamos as suas desvantagens quando analisamos de um ponto de vista de futuro, no qual se vê o tempo de estudo reduzido e onde, de certa forma, haverá menos tempo de preparação para o mercado de trabalho.
Mas falando do papel educativo do professor, este continua a ser o símbolo da aprendizagem e desta forma, a orientação do estudante no seu percurso educacional.

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