terça-feira, 20 de outubro de 2009

Autores da Psicologia Educacional

Confúcio


Confúcio, nascido a 551 a.C. e falecido a 497 a. C. defendia a organização da Sociedade onde os valores antigos seriam recuperados e cada individuo deveria cumprir o seu dever de uma forma correcta e cívica.
Confúcio apelava a que o valor da educação seria uma boa forma de rectificar a boa natureza humana, criando sociedades culturalmente instruídas e aptas ao bem estar comum.



Jean Piaget


Sir Jean William Fritz Piaget, nasceu em Neuchãtel em 9 de Agosto de 1986 e faleceu em Genebra no dia 16 de Setembro de 1980.
Sendo um Epistemológico Suiço, foi considerado aquele que de um maior contributo para o estudo do desenvolvimento cognitivo.
A sua teoria, chamada Epistimologia Genetica ou teoria Psicogenetica, é a mais conhecida concepção construtivista da formação da inteligência. Piaget, na sua teoria explica como o individuo desde o seu nascimento constrói o conhecimento, para isso dividio a sua teoria em 4 estadios:
- Sensorio Motor (0-2 anos)
- Estado Pré Operatorio (2-6 anos)
- Operações concretas (7-11 anos)
- Operações Formais (11-15 anos)


Lev Vygotsky


Lev Semenovitch Vygotsky nasceu em Orsha a 17 de Novembro de 1896 e faleceu a 11 de Junho de 1934 em Moscou.
Foi pioneiro na noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interacções sociais e condições de vida.
Apesar de sua formação em Direito destacou-se à época por suas críticas literárias e análises do significado histórico e psicológico das obras de Arte, trabalhos que posteriormente foram incorporados no livro "Psicologia da Arte", escrito entre 1924 e 1926, incluindo naturalmente a tese de doutorado sobre Psicologia da Arte, que defendeu em 1925.
Tendo vivido a Revolução Russa de 1917, bem como estudado as obras de Karl Marx e Friedrich Engels, a partir das proposições teóricas do materialismo histórico propôs a reorganização da Psicologia, antevendo a tendência de unificação das Ciências Humanas no que denominou como "psicologia cultural-histórica".
A experiência vivida na formação de professores levou-o ao estudo dos distúrbios de aprendizagem e de linguagem, das diversas formas de deficiências congênitas e adquiridas, a exemplo da afasia.
As suas principais contribuições à defectologia estão reunidas no livro "Psicologia Pedagógica".


Freud


Sigmund Freud, nasceu em Pribor no dia 6 de Maio de 1856 e faleceu em Londres a 23 de Stembro de 1939) .
A psicanálise surge com Freud como possibilidade de compreender o fenómeno educativo através da noção de inconsciente, oferecendo as bases para pensar numa educação que vise diminuir os efeitos patogênicos da repressão e oferecer um modo de profilaxia às neuroses.
Freud acreditava inicialmente que um dos meios para evitar o aparecimento de sintomas neuróticos seria oferecer uma educação não-repressiva que respondesse às questões da criança à medida que eles fossem surgindo. Ele também percebia como os sintomas neuróticos poderiam resultar em certa inibição intelectual.
É inquestionável que a pura liberdade não educa e não cria indivíduos saudáveis; pelo contrário, cria inadaptados, narcísicos que acreditam que o mundo gira à sua volta e que nada existe além de suas necessidades individuais." (SOUZA, 2003, p.144) Neste sistema de pensamento, pode-se compreender que a educação não ocorre sem estar vinculada à repressão; que a educação relaciona-se com a questão do controle dos instintos através do processo civilizatório.


Skinner


Burrhus Frederic Skinner nasceu na Pensilvania a 20 de Março de 1904 e faleceu em 18 de Agosto de 1990.
Conduziu trabalhos pioneiros em psicologia experimental e foi o propositor do Behaviorismo Radical, abordagem que busca entender o comportamento em função das interrelações entre história filogenética e ambiental do indivíduo.
Para Skiner, o homem nasceria como uma máquina e que a sua personalidade seria moldada pelo meio através de repetições e condicionamentos.


Rogers


Carl Ransom Rogers nascido a 8 de Janeiro de 1902 e faleceu em Oak Park, Illinois 4 de Fevereiro.
Psicopedagogo, Importante pensador americano, foi um precursor da psicologia humanista e criador da linha teórica conhecida como Abordagem Centrada na Pessoa.
Rogers se opôs à teoria de B.F.Skinner, para Rogers todos os homens são bons na sua essência, e que todo o aprendizado deveria ser organizado no sentido do indivíduo para o meio, e não o contrário.


Thorndike


Edward L. Thorndike nascido a 31 de Agosto de 1974 falecendo a 9 de Agosto de 1949.Thorndike afirma que o comportamento de todo animal, inclusive o homem, tende a se repetir, se for recompensado (reforço positivo) ou se for capaz de eliminar um estímulo eversivo (reforço negativo) assim que emitir o comportamento. Por outro lado, o comportamento tenderá a não acontecer, se o organismo for castigado (punição) após sua ocorrência. Pela lei do reforço, o ser irá associar essas situações com outras semelhantes, generalizando essa aprendizagem para um contexto mais amplo.
Thorndike é considerado o grande impulsionador da “psicologia da educação”, sendo autor de várias publicações importantes, nomeadamente o famoso livro “Educational Psychology”, publicado em 1903, livro este que trata da transferência da aprendizagem. Este autor é considerado por muitos como o “pai da psicologia da educação”

Paulo Freire


Paulo Reglus Neves Freire nasceu em 19 de Setembro de 1921 em Recife e faleceu em 2 de Maio de 1997 em S. Paulo.
Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência.
Freire defendia que o indivíduo deveria ter consciência para obter o conhecimento da realidade assim como transformar tudo o que lhe era oferecido. O conhecimento deveria se construído em colectivo, vários indivíduos deveriam juntar-se e discutir ideias, para isso a sociedade deveria ter uma mente aberta e com consciência crítica apurada.
Deveria ser incutido a sociedade um ensino que valorize o homem, pelo que, “Educação não será apenas o que educa, mas o que enquanto educa, é educado, em diálogo com o educando que, ao ser educado, também educa”.

Sem comentários: