terça-feira, 20 de outubro de 2009

"Ser Professor" Afinal o que é?

Neste momento do nosso trabalho tentaremos esclarecer de algum modo a questão do que é ser professor, e para isso achamos necessário que se compreenda que este conceito de ser professor desde a sua concepção inicial sofreu alterações, visto que hoje em dia se olha para o professor de forma bem diferente da forma que se vai o professor antigamente, isto é, “ser professor” tem vindo a evoluir devido as visíveis alterações nas condições de vida e alterações no tecido social.

Tendo então em conta este contexto social de transformação, verifica-se uma concepção de professor anteriormente e outra nos dias de hoje. Antigamente o professor era aquele que se situava diante de uma turma de alunos, no processo formal, e ensinava a partir de uma posição de autoridade intelectual e social, num modelo estrito de ensinar numa sala de aula. Era também suficiente para o professor ensinar aos seus alunos aquilo que ele próprio tinha aprendido, da mesma forma, e sem consciência das circunstâncias que o envolviam naquele momento. Este professor de antigamente não entendia que a sua actividade enquanto professor se inseria num complexo quadro histórico, social, politico, cultural, etc. Para além disto este professor de antigamente apenas tinha consigo uma ‘bagagem’ de conhecimentos técnicos que considerava suficientes para ensinar e transmitir aos seus alunos, era alguém que não reflectia sobre a sua própria actividade.

No entanto esta ideia de professor está ultrapassada. È que as teorias sobre a educação têm evoluído muito rapidamente, e consequentemente o professor teve de acompanhar essa mesma evolução.

O professor actual tem de ter uma enorme consciência, compreensão e reflexão sobre o acto educativo, não sendo agora possível ao professor desconhecer o contexto teórico que a sua acção se insere. Hoje já não basta ao professor um conhecimento vasto sobre as matérias a leccionar, precisam de um ponto de vista pessoal acerca da sua função como professores e da razão de ser da sua função. Os professores de hoje estão obrigados a organizar por si o que é importante na educação e qual o papel que ela deve desempenhar na sociedade. É também exigido aos professores de hoje que assumam um maior papel nas decisões de política curricular, nos métodos de ensino e na gestão da instituição escola, desempenhando assim um papel activo na escola.

Outro ponto fulcral, que deve marcar a actuação do professor actual é que este deve ser um orientador na selecção de informação e na passagem dessa mesma informação para conhecimento, dando oportunidade ao aluno de decidir sobre a sua aprendizagem permitindo que este se desenvolva como individuo. Deve ser um mediador da aprendizagem, participar activamente no processo de aprender, incentivando a procura de novos saberes tendo sempre em conta a realidade que o rodeia.

O professor passa assim a ter um papel de maior responsabilidade, porque orienta e modera o processo de conhecimento dos alunos e estimula o espírito crítico e criativo dos seus alunos.

Assim, o professor de hoje deve assumir-se para além de um transmissor de conhecimentos, um educador, um conhecedor de pessoas, alguém que deva ser capaz de reflectir sobre a sua própria actuação, ter em conta não só a escola mas todo um contexto inerente a esta, e dotado de um conhecimento tanto pedagógico como especializado que permitir-lhe-á mudar adaptar-se e estar atento. Com estas características pretende-se que o professor seja visto como um modelo a seguir, alguém capaz de formar pensadores e capaz de assumir um compromisso social ligado a sua prática docente.

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